Se você está enfrentando problemas de saúde no interior do útero, como obstruções nas tubas uterinas, miomas, pólipos endometriais ou infecções na camada interna do útero, pode ser que você precise de uma histeroscopia cirúrgica.
Este procedimento cirúrgico é feito através de um equipamento que é inserido pelo canal vaginal e posteriormente no colo uterino, evitando assim cortes cirúrgicos. Ele é recomendado para tratar algumas alterações na cavidade uterina, como malformações, retirar sinéquias (aderências) da parte interna do útero, ablação endometrial (reduzir a espessura do endométrio) e até mesmo retirar a laqueadura das tubas.
E não se preocupe com a dor, a histeroscopia cirúrgica não é um procedimento doloroso. Utilizamos anestesia do tipo sedação ou raquidiana para garantir que você não sinta desconforto durante o procedimento.
Como é a recuperação da histeroscopia
A recuperação também é tranquila. Como não fazemos cortes cirúrgicos, você pode voltar para casa no mesmo dia! Durante alguns dias após o procedimento, pode ser que sinta pequenos desconfortos abdominais e sangramentos, semelhantes a uma menstruação. Mas nada além disso. Caso você sinta qualquer outro sintoma, não hesite em relatar à sua médica.
Portanto, se você está enfrentando problemas no interior do útero e precisa de um tratamento seguro e eficaz, fale com o seu ginecologista sobre a histeroscopia cirúrgica. Ela pode ser a solução que você precisa para superar essas dificuldades e voltar a viver com mais qualidade de vida.