Manter uma rotina de exames de saúde é fundamental para prevenir doenças e garantir uma vida mais saudável. Mas, afinal, quais são os exames necessários de acordo com a idade? Listei os exames de rotina recomendados para mulheres de diferentes faixas etárias.
Para todas as idades:
Desde a primeira consulta, é importante realizar exames clínicos anualmente para avaliar a saúde geral. Os principais que pedimos são exames de sangue para: hemograma; glicemia em jejum; colesterol; triglicerídeos; uréia; creatinina; ácido úrico; TGO; TGP; TSH e T4 livre.
Dos 25 aos 30 anos:
Para as mulheres com mais de 25 anos ou que já tiveram a primeira relação sexual, é recomendado o Papanicolau, um exame de rastreamento do câncer de colo do útero, que é feito anualmente. A partir dos 30 anos, é feito em conjunto com o teste de detecção do HPV.
Dos 40 aos 45 anos:
Já para as mulheres com mais de 40 anos, é indicada a mamografia, que é um exame de rastreamento do câncer de mama. Esse exame pode ser feito em conjunto com o ultrassom de mama e deve ser realizado anualmente.
A partir dos 45 anos, é importante realizar um rastreamento de fatores de risco cardiovascular, como diabetes, hipertensão e arritmia, por meio de exames de sangue, clínicos e histórico da paciente.
50 anos em seguida:
A partir dos 50 anos, é recomendada a colonoscopia ou a pesquisa de sangue oculto nas fezes, para o rastreamento do câncer colorretal. A frequência varia de acordo com o exame.
A partir dos 60 anos ou após a menopausa:
Já as mulheres com mais de 60 anos ou no climatério (fim da menopausa) devem fazer a densitometria óssea, para rastrear a osteoporose, que deve ser realizada a cada dois anos. Além disso, é recomendado o rastreamento de doenças na tireoide, por meio de exames de hormônios tireoidianos. Não há uma regra para quando deve ser feito esse exame.
É importante ressaltar que esses exames de rotina são indicados para mulheres saudáveis, sem histórico familiar de alguma doença ou queixa específica. Caso haja alguma preocupação ou sintoma, é fundamental procurar um médico para uma avaliação mais detalhada.
Em relação aos exames que mencionamos, é importante destacar que, em alguns casos, pode ser necessário encaminhar para outros especialistas. O risco cardiovascular, por exemplo, é indicado um cardiologista, enquanto a colonoscopia deve ser feita por um gastroenterologista.
Manter uma rotina de exames de saúde é fundamental para prevenir doenças e garantir uma vida mais saudável. Por isso, fique atenta aos exames recomendados para sua faixa etária e não deixe de procurar um médico em caso de dúvidas ou preocupações.